Respeite o tempo. Talvez eu tenha mudado de opinião.

quarta-feira, outubro 07, 2020

COM TODAS AS RAZÕES PARA SER



As pessoas são cruéis, eu sei. Seus pais cometeram inúmeros enganos e você sente que as pessoas ao seu redor estão quebradas. De certa forma, você se enxerga imerso em tudo isso, mas não profundo o bastante para estagnar o andamento das coisas. É que você não irá resolver todos os problemas do mundo, então desista. 

Eu gosto do jeito que você enxerga a vida. Parece que, aos seus olhos, tudo está flutuando. Na tua visão periférica, existe um encaixe natural de todas as coisas, mas nós bem sabemos que tudo foi se moldando com mais esforço do que com conexão. É que a vida é um emaranhado de movimentos constantes e é incrível como ela nunca termina. 

Você me questiona sobre a morte e eu acho que a morte é só uma vírgula. Morrer não significa parar esse movimento. Tenho total consciência de que o dia em que eu for embora, tudo irá continuar e – em questão de tempo – será como se eu nunca tivesse existido. Você nota? As pessoas ao meu redor, o lar que eu deixarei, a profissão que construí... tudo permanecerá se movendo. 

Então para que serve o medo de partir? Ah! É mais para aprisionar às pessoas do que para prepará-las para a partida... Sabe a história do “declare o seu afeto diariamente, pois tu não conheces a hora em que o outro partirá?”. Pois bem. Não acredito nessa história. 

É que eu não quero ser amada por medo. Quero que gostem de mim simplesmente por gostar. Por isso, não vou embora antes do horário e não vou delongar encontros, tampouco vou limitar o que tenho a expressar. – Serei eu, o tempo todo. – Porque essas jogatinas nunca serão maiores do que conexões mentais. 

Talvez eu tenha me conectado ao que presumi ser você. Porque acreditei que você era livre o suficiente para ser intenso, mas, o dia amanheceu e descobri que você é como todos os outros. E que a música que você toca é mais sobre parecer descolado do que sobre apreciar aquilo que você produz. 

É que para fazer arte é necessário contar uma história. Não tem a ver com lucro ou sucesso. É preciso expor tudo o que se sente, compartilhar toda a tristeza e encontrar algo pelo que se lutar. Você tem que colocar uma finalidade, tal qual fez Criolo quando deu voz às vozes esquecidas. 

Trata-se de uma contradição quando você detesta a pessoa que o seu pai é e, ao mesmo tempo, é como ele. Cometendo os mesmos erros... Eu gostaria de entender: com tantas razões para ser diferente, por quê a necessidade de se comportar da exata forma que você tanto despreza? 

Sei a resposta. Você responderá que não te conheço e tens razão. De você, conheço tanto quanto conheço fórmulas exatas. Às vezes acho que você é uma discografia inteira de uma banda de rock famosa e, outras vezes, você parece mais uma escolha ruim de música intervencionista. E foi eu quem colocou o disco para tocar. 

Mas você está aqui para agradar as outras pessoas, não é? Cumprindo todo o protocolo de ser alguém que você não é. Eu me pergunto: com tantas razões para ser você, em sua mais súbita normalidade de ser o que se é, por que ser alguém que você acha que as pessoas querem que você seja? 

Por que você deveria acumular coisas das quais você não precisa? Por que não demonstrar todas as intenções do seu coração? E por que você permanece em lugares que não escutam a sua voz? 

Ah! A necessidade de aprovação... 

A vida não exige média, rapaz. Quando você menos esperar, tudo aquilo que, agora você tenta impressionar, irá desaparecer e será como se nunca tivesse sido importante para você. Do mesmo jeito que foi com os seus antigos amores: eles eram muito para você até que se foram, como se nunca tivessem acontecido. 

Porque tudo está em constante movimento. Movimentando-se, tudo poderá sofrer alterações. Ao menos é assim que deito a cabeça no travesseiro todas as noites e acredito que vou te esquecer. Pois foi acreditando nas reviravoltas cotidianas que eu te deixei ir. E ironicamente é assim que, mesmo com todas as razões para esquecer, eu continuo te lembrando. 

E, de longe, vou apreciando os seus erros mais sutis. Torcendo para ser o que nunca seremos. 

Nenhum comentário: