Respeite o tempo. Talvez eu tenha mudado de opinião.

terça-feira, outubro 18, 2022

Onze conselhos para uma Gabriella que se foi

Não tenho certeza que estamos vivendo a vida que você sonhava, menina. Se sentássemos para tomar um café, te tomaria uma tarde inteira para explicar tudo o que aconteceu e não sei se você me perdoaria. Nós mudamos. A vida como você conhece mudou e poucas coisas permaneceram da forma que nós esperávamos. Pouquíssimas coisas.

Essa carta certamente não chegará até os seus olhos, mas se eu pudesse ter passado uma tarde inteira ao seu lado e ter aproveitado para lhe dar alguns conselhos, também teria desfrutado atentamente da forma como você sorria. E como você sorria! Você achava que as pessoas eram boas e você acreditou em todas as pessoas que a rodearam, com toda a pureza do seu coração. Ah! Eu queria sentir isso de novo...

Bom. Sei que essa tarde ao seu lado nunca acontecerá. Acontece que, quinze anos se passaram, e eu continuo teimosa. Por isso, escrevi conselhos para uma Gabriella que se foi.

1 – Descubra algo que você realmente gosta e insista nisso, não importa quantas pessoas te contrariem.

Entenda que a vida é uma só e que de fato a vida é efêmera. O tempo realmente não perdoa. As pessoas ao seu redor idealizam uma trajetória para você e elas acreditam que sabem o que te fará bem. Talvez elas tenham razão. No entanto, pagamos um preço caríssimo por viver a vida que as outras pessoas esperam. Esse valor depositado é o nosso tempo.

2 – Não gaste o seu tempo atendendo às expectativas das pessoas.

Você vai descobrir que todos nós erramos. Somos humanos e, por sermos humanos, estamos sujeitos a cometer inúmeros erros. Então, não se prenda a tentar ser perfeita para as outras pessoas, porque mesmo beirando a mais incrível perfeição, você ainda cometerá erros. Um conselho? Erre. Erre muito! Pratique as piores imperfeições desde que elas sejam oriundas daquilo que você realmente quer para si. É que dói perceber que o seu maior erro foi vivenciar uma vida tentando atender as expectativas das outras pessoas.

3 – Perdoe os seus pais e o seu irmão.

Quando eu escrevi que todos nós erramos, assertivamente eu quis fazer entender que todos, absolutamente todos nós erramos. Inclusive as pessoas que você mais ama na sua vida. Nossos pais são humanos e, como humanos, cometem tantos erros! Acredite quando expresso que os erros, cometidos pelos seus pais, não significam que eles não te amam. Eles só estão tentando fazer o melhor possível dentro de uma infinidade de situações que os pressionam a tentar não errar.

4 – Brigue menos e cobre menos da sua família.

Um dos segredos é entender que as pessoas não nos devem nada. E também é extremamente sensível colocar isso em prática. No entanto, tente isso! As pessoas não te devem nada. Os seus pais lhe deram a vida e isso é o suficiente. Quando desobrigamos as pessoas, ou seja, quando rompemos o nosso laço de obrigação com elas, isso é um princípio para que, respeitosamente, possamos desfrutar o tempo uns com os outros. É que, quando nada se deve, o amor é bonito.

 5 – Não permaneça ao lado de pessoas que te fazem se sentir insuficiente.

Leia esse conselho com toda a atenção do seu coração. As pessoas nem sempre agem com honestidade e doerá tanto descobrir isso! Porque o seu coração é puro, menina. E você acredita mesmo na pureza das pessoas, não é? Você sempre acha que as pessoas não agirão com maldade e entrega toda a sua bondade onde existe um mínimo de amor. O problema é que essa é outra coisa que te custará um preço alto.

Não insista. Não permaneça ao lado de pessoas que te fazem se sentir insuficiente. Você não deveria ter que provar para essas pessoas que você é boa o bastante para que elas te escolham. Permanecer significa que o seu coração será dilacerado. Se você insistir, o seu sorriso deixará de ser como é e, aos poucos, você deixará de acreditar em si. Deus! Como dói não conseguir mais ter fé em seu próprio coração...

6 – Não existe um único amor.

Eu sei que você espera viver um único amor e isso é realmente muito bonito. Mas vocês não ficarão juntos. Leve isso para si: Ele vai te deixar. Quando isso acontecer, não é necessário mostrar-se forte e tentar esconder o quanto está doendo. Vivencie essa dor. Quando estiver pronta, tente de novo e tente com todo o seu coração. Não paralise a sua vida por causa dele. Isso não é justo. Ele vai seguir em frente e nunca mais voltará, siga a sua vida também.

7 – Olhe para as pessoas boas.

Ele é diferente de você. Sei que algumas diferenças são toleráveis, entretanto é um erro tremendo quando “ser diferente do outro” significa “estar constantemente tentando se encaixar ao mundo do outro”. Você não deveria tentar tanto!

Comece a pensar nos homens bons que você conhece. Olhe para os lados! Não deixe esses bons homens passarem enquanto insiste em alguém que não é bom para você. Eu juro que quinze anos se passarão, você olhará para trás e pensará: Como eu pude insistir tanto em alguém que era tão ruim para mim? Não insista. Olhe para os lados e se dê a oportunidade de tentar com alguém bom.

8 - Você merece alguém que seja bom para você.

Nenhum relacionamento é perfeito. Existem tantas nuances que influenciam as atitudes das pessoas e essas atitudes promovem as relações que, muitas vezes, estão distantes de serem contos de fada. Mas, por favor, tenha dentro do seu coração que você merece alguém bom.

Você merece alguém que te apresente aos amigos e à família, que te leve para jantar e que te convide para dançar. Alguém que sinta orgulho de você, que te respeite, que você possa confiar e que te entregue amor. Alguém com quem você se sinta confortável em trocar momentos de intimidade e de puro silêncio. 

Alguém que você não precise impressionar e que baste ser o que você realmente é. Alguém que te conheça verdadeiramente e que isso seja o suficiente para ter um relacionamento. Alguém que entre em contato com os seus piores momentos e, mesmo assim, possa amá-la.

Você merece um companheiro. Você merece alguém que seja bom para construir uma vida juntos. Eu te suplico: Não duvide disso. Nós enxergamos aquilo que acreditamos. Se você deixar de acreditar nisso, como enxergará os lados? Como verá os bons homens? Confie nesse conselho: você merece alguém que te traga paz.

9 – Pedidos de desculpas sinceros estão acompanhados de mudança de comportamento.

Lembra que todos nós erramos e que as relações são imperfeitas? Pois bem. Não seja tão exigente com a vida e aceite as desculpas das pessoas. Por outro lado, aceitar as desculpas não significa que essas pessoas devem permanecer na sua trajetória. Quando alguém te pede desculpas e volta cometer os mesmos erros, isso significa que a pessoa se desculpou porque era confortável para ela te manter ali. Pedidos de desculpas sinceros estão sempre acompanhados de uma verdadeira mudança de comportamento.

10 - Adote um gato.

Sei que você ama cachorros e que você sonha com uma casa com quintal para ter dois cachorros grandes. Mas nessa casa terá espaço para um gatinho. Gatos são fofos, companheiros e eles ronronam! Você aprenderá muito com os gatos. Diferentemente dos cachorros, eles não são seres fáceis e não entregam o amor deles a qualquer pessoa. Ser escolhido por um gato para receber o seu amor é uma pequena coisa, mas uma daquelas pequenas coisas que tornam os dias grandiosos.

11 – Entregue o seu coração para Deus.

Esse é consideravelmente o conselho mais bonito que eu posso te dar. Deus nunca te abandonará e você sentirá a presença dEle nos momentos mais dolorosos. Ele será o seu maior amparo e a sua maior fonte de força. É o único capaz de entender cada detalhe do seu coração e é o único que acalmará as suas tempestades. 

Tenha fé que Ele é capaz de proceder o impossível, pois é essa fé que mudará a sua vida daqui dez, quinze, vinte, trinta anos... Entregue o seu coração para Deus e Ele sustentará todos os seus sonhos e todas as suas orações. Se eu tivesse entregue antes o meu coração para Deus, talvez não precisasse escrever onze conselhos para ti, menininha, que já se foi.

Nenhum comentário: